ISO 14001

ISO 14001 - Normas Ambientais

Aqui você encontrará informações importantes sobre certificação ambiental, normas, técnicas e as principais ações para estar adequado ao desenvolvimento ambientalmente correto.

Muito já se fala sobre desenvolvimento sustentado, produtos ambientalmente corretos, atividades não poluentes, tratamento de resíduos etc...

Hoje não é aceitável nenhum tipo de produto, serviço ou projeto de novas atividades que não tenha forte enfoque ambiental.

A conscientização é mundial e envolve poderes públicos, empresas públicas e privadas, autarquias, comunidades, organismos não governamentais , enfim, não existe lugar para atividades sem enfoque ecológico.

Hoje, todas estas iniciativas privilegiam empresas que tenham programas ambientais, que atendem de forma ampla e completa as legislações aplicáveis, e demonstrem de forma clara o comprometimento com a questão ambiental.

Siga em frente em nosso site, e veja como você poderá estar alinhado aos novos desafios.

SÉRIE ISO 14000

A mais importante e difundida , através de sua Norma certificável, a ISO 14001. Mundialmente reconhecida como modelo de Gestão Ambiental

Diretivas Européias

Uma série de diretivas que orientam a entrada de produto no mercado comum europeu, podemos citar como exemplo a REACH, ROHS, WEEE entre outras.

Determinação de Riscos e Impactos

Ferramenta obrigatória para todo programa ambiental. Define os objetivos mais críticos do programa e direciona todos os esforços do sistema ambiental.

Análise de ciclo de vida

Avaliação sobre o desempenho ambiental do produto/serviço desde sua concepção e lançamento até seu descarte. Obrigatório em estimativas de projeto.

Laudos, perícias e auditorias

Todas as atividades exigidas por requisitos legais, bem como avaliações sistemáticas visando atendimento à governo, organismos e outras partes interessadas.

A ISO 14000 é uma norma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça, e sua história é semelhante a já conhecida ISO 9000 , da qualidade.

Na verdade, quando se diz que uma empresa recebeu o certificado ISO 14000, estamos simplificando a informação, pois na verdade, existe uma família de normas ambientais, da série 14000.

A ISO 14000 não é certificável (acreditada por organismo independente) mas sim, a ISO 14001, que é a única da família que permitirá ter um certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA).

A ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental – Especificações com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não poluam o meio ambiente, e que a comunidade não sofra com as atividades da organização.

É uma norma com FORTE cunho legal, tendo como base o pleno conhecimento da legislação aplicável e seu cumprimento integral.

Mais do que simplesmente atender estes requisitos, os conceitos inerentes à Norma é que serão realmente avaliados em uma boa auditoria.

A A. Naccarati possui plena experiência e uma história de sucesso nestas implementações, capacitando seu cliente a entender e aplicar estes conceitos, sempre trabalhando de forma customizada à cada cliente e a cada caso.

Quais as vantagens de uma adequação ambiental?

As vantagens de um programa ambiental são inúmeras e para várias partes.

Vantagens para o planeta, para nossa qualidade de vida e de nossos filhos, para a biodiversidade já são muito conhecidas, mas haverá efetivamente vantagens particulares para quem investe nisto? A Resposta é SIM.

Qualquer programa ambiental tem como objetivos maiores, a diminuição da poluição, atendimento legal e diminuição do uso de recursos naturais, o que por si só está intimamente ligada aos custos de qualquer atividade.

Empresas adequadas, são empresas absolutamente legalizadas cujo monitoramento implantado pelas normas ambientais, blindam quanto aos eventuais passivos de fiscalização.

Estas empresas também tem menores custos produtivos. Com os programas de redução de consumo de recursos, como a energia, água etc... além de redução de produção de poluentes (diminuição de desperdícios) com o passar do tempo, cada vez mais os custos diminuem pois o monitoramento é abrangente.

Isto sem contar com os programas de incentivo, como os famosos créditos de carbono...

SIM, VALE A PENA INVESTIR EM PROGRAMA AMBIENTAL!