ISO 45001 - Sistema de Gestão Saúde e Segurança Ocupacional

Sistema de Gestão Saúde e Segurança Ocupacional

Fortalecer o Sistema de Gestão com os alicerces da estrutura de Saúde e Segurança Ocupacional é um ponto chave e fundamental na estratégia de uma organização pois permite:

  • Proteção aos colaboradores, evitando acidentes e doenças ocupacionais
  • Atendimento aos requisitos legais
  • Promoção de uma cultura de diminuição de riscos e melhoria do ambiente de trabalho

A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho (OH&S ou SSO). Essa norma se tornou um dos padrões mais aguardados do mundo e foi definida para melhorar os níveis de segurança no local de trabalho, contribuindo para melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores.

De acordo com cálculos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) cerca de 7.700 pessoas morrem de doenças ou ferimentos relacionados ao trabalho e há cerca de 374 milhões de lesões e doenças não fatais a cada ano, muitas delas resultando em ausências prolongadas do colaborador.

A ISO 45001 espera mudar isso. Ela fornece às agências governamentais, à indústria e a outras partes interessadas uma orientação eficaz e útil para melhorar a segurança em todos os níveis. Por meio de uma estrutura fácil e robusta ela pode ser aplicada em diversos segmentos e portes industriais.

Embora seja semelhante à OHSAS 18001, a nova norma ISO 45001 adota a estrutura superior do Anexo SL, presente em todas as normas de sistemas de gestão ISO, novas e revisadas.

Sendo assim a ISO 45001 pode ser alinhada a outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015. A ISO 45001 foi publicada em março de 2018 e muitas empresas que possuem seu sistema baseado na OHSAS 18001 estão fazendo a migração.

ISO 45001 - Perguntas Frequentes


Pergunta: O QUE É A ISO 45001?

Resposta: A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho, em sustituição as antigas (OH&S ou SSO). Essa norma se tornou um dos padrões mais aguardados do mundo e foi definida para melhorar os níveis de segurança no local de trabalho, contribuindo para melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores.



Pergunta: O que significa este número 45001?

Resposta: De forma simplificada, é apenas uma identificação, não tendo nenhum tipo de relacionamento com esses números em outras normas ISO (9001, 14001...)



Pergunta: Quem é obrigado a cumprir esta normativa?

Resposta: Ninguém. A ISO 45001 é uma norma que dá a estrutura para uma certificação independente, como reconhecimento da adequação de uma organização, a um sistema Internacional para a saúde e segurança no trabalho .



Pergunta: Eu sei que a norma ISO 45001 traz benefícios para o sistema de saúde e segurança no trabalho, mas além disso eu tenho alguma vantagem legal?

Resposta: A ISO 45001 não substitui nenhuma exigência legal. Ao invés disso, a norma procura alinhar-se às exigências legais, tornando a organização que a possui, muito mais robusta no cumprimento legal. Isto impacta diretamente na conformidade dentro dos processos fiscalizatórios.



Pergunta: Eu tenho algumas pendências de cumprimento legal nas áreas de saúde segurança ocupacional. Apenas com os protocolos, eu posso pleitear a certificação ISO 45000?

Resposta: A ISO 45001 tem um forte apelo ao cumprimento legal. Via de regra, o não cumprimento integral da legislação, impacta na obtenção do certificado.



Pergunta: Eu tenho certificado OHSAS 18001. Posso pedir a transferência da certificação para a atual 45001?

Resposta: Não. Embora essas duas normas sejam paralelas, a definição de certificação de ambas é diferente.



Pergunta: A certificação ISO 45001, é um bom investimento?

Resposta: Sim. Ter o reconhecimento de que você propicia um ambiente seguro aos seus funcionários, e consequentemente tem um baixo risco de paradas críticas, processos trabalhistas e outros entraves, é o que procuram os grandes clientes em seus fornecedores.



Pergunta: Como ficam os custos de certificação?

Resposta: A certificação ISO 45001, tem custos equivalentes a quaisquer outras normas gerais ( ISO 9001, ISO 14001 ETC..). Do ponto de vista de consultoria e organismo de certificação, a ISO 45001 não apresenta custo demasiado, ou diferente das demais.



Pergunta: Para fazer a certificação riso 45001, terei necessidade de investir em equipamentos de segurança, dispositivos ou maquinário mais moderno?

Resposta: Quem define quais os dispositivos máquinas e equipamentos é a legislação vigente. Caso você já atenda a legislação vigente com os equipamentos máquinas e dispositivos atuais, não haverá mais necessidades por conta da ISO 45001.



Pergunta: Eu posso montar o meu sistema ISO 45001 sozinho? É Obrigatório um trabalho de consultoria?

Resposta: Você pode montar o seu sistema, sem ajuda. Porém, normalmente os custos aumentam, bem como os riscos da auditoria falhar (perda do investimento de certificação, que é uma grande parcela financeira no processo). Uma boa consultoria tem soluções prontas e consagradas, caminhos mais curtos, e certeza da certificação, além de descarregar o pessoal interno.



Pergunta: Existe alguma restrição de negócio ou de especialização da organização para a certificação ISO 45001?

Resposta: Não. Qualquer organização pode pleitear certificação 45001 desde que cumpra os requisitos obrigatórios.



Pergunta: É Necessário certificar primeiramente a ISO 9001 antes da ISO 45001?

Resposta: Não. A ISO 45001 pode ser a única norma certificada em uma organização.



Pergunta: Quem emite certificados no Brasil?

Resposta: Os certificados são emitidos, sob licença de chancelas internacionais e nacionais (incluindo o Inmetro) por organismos credenciados, que são controlados por essas mesmas chancelas.



Pergunta: Como é o processo de certificação?

Resposta: Em termos simples, após a organização executar um trabalho de atendimento a todos os itens que estão descritos na norma, ela contrata um organismo de certificação credenciado, que realiza uma auditoria verificando se todos os itens da norma estão sendo atendidos plenamente, então emite o certificado com uma validade determinada, geralmente de 3 anos.



Pergunta: Quando eu conseguir a minha certificação, não preciso mais me preocupar com auditorias?

Resposta: O processo de auditorias é constante para manter a confiabilidade do certificado, geralmente, haverá uma auditoria do organismo certificador anualmente.



Pergunta: Quem pode descredenciar o meu certificado ISO 45001? A fiscalização? Denúncias de concorrente?

Resposta: O certificado apenas será cancelado pelo organismo que o emitiu. Isso pode ser uma consequência de um mau desempenho em auditoria repetidamente, ou mesmo de uma denúncia, mas neste último caso, o organismo fará uma auditoria adicional ou uma inspeção para garantir que a denúncia é verdadeira e tem legitimidade.