VDA - Verband der Automobilindustrie

VDA - Verband der Automobilindustrie

O que é?

O sistema de avaliação VDA (Verband der Automobilindustrie) é em resumo, um sistema muito focado no resultado real e imediato da aplicação de peças produzidas pelos diversos fornecedores da cadeia produtiva automobilística, diretamente na linha de produção.
As preocupações da avaliação vão desde os tipos de controles até a avaliação de risco de cada produto, em todas as fases de processo.

O VDA define também o método de auditoria, o sistema de pontuação e aprovação, formulários, qualificação do auditor (formação e experiência), formato de relatórios, planos de ação além de outros meios. Ao contrário de outros sistemas, o VDA procura não deixar nenhuma fase sem normalização e orientação.

Sua aplicação concentra-se na maior parte na indústria alemã (Volkswagen, Audi, BMW etc...).

Na prática

O Sistema VDA na prática se caracteriza por ciclos de auditoria, que vão desde o desenvolvimento de pretendentes a fornecedores (análise de potencial) até auditorias frequentes de processo, sempre mirando nos riscos que o processo expõe o produto (análise de risco).

Aplica-se tanto a prestação de serviços, quanto ao fornecimentos de peças e componentes, sendo seriada ou unitária. Não distingue fornecedores por tamanho nem escopo.

Embora seja um sistema tipicamente para a indústria alemã, trabalha bem em sincronismo à outros sistemas como a ISO TS 16949, ISO 9001 por exemplo.
Mesmo que um fornecedor tenha outra certificação e sua linha de fornecimento seja apenas parcialmente automobilística, este sempre será auditado pelos requisitos VDA, quando negociar com montadoras alemãs.< br>

Procure-nos e esteja seguro neste mercado.